Quando se fala em animal de estimação a primeira coisa que vem à mente é cachorro e gato, certo? Mas no artigo de hoje nós vamos deixar eles um pouco de lado e falar sobre os tipos de roedores para você ter como animal de estimação e como eles podem trazer muita alegria para a sua casa.
Apesar de quase não serem citados, os roedores têm conquistado muitas famílias que desejam ter um bichinho, mas não podem por conta da alergia ou falta de espaço e tempo para cuidar.
Entre os tipos de roedores para você ter como animal de estimação estão:
- porquinho da índia;
- chinchila;
- rato twister;
- hamster;
- gerbil e
- camundongo doméstico.
Características de cada roedor
O porquinho-da-índia é um dos roedores mais populares e uma excelente companhia para quem deseja ter um pet. São fofos e não dão muito trabalho para cuidar, já que passam a maior parte do tempo dormindo. Porém, quem optar por este bichinho o recomendado é criar dois deles, pois eles gostam de viver em conjunto com a mesma espécie.
Também muito comum como animal de estimação, a chinchila, assim como o porquinho-da-índia, adora companhia. Portanto, se você estiver pensando em ter uma chinchila como pet, procure ter mais de uma e invista em uma gaiola espaçosa para melhorar a qualidade de vida do animal.
Apesar de causar um pouco de preconceito por levar a palavra rato no nome, o twister é um roedor muito divertido e sociável. Além de ser uma ótima opção para famílias com crianças, o twister também não precisa de muito espaço, são extremamente dóceis e ainda conseguem aprender alguns truques.
Diferente dos três tipos anteriores de roedores, o hamster prefere viver sozinho e é bastante territorialista. Mas pode ser tão divertido quanto qualquer outro bichinho, já que são super ativos. Por isso, tenha vários brinquedos disponíveis para o seu hamster.
O gerbil e o camundongo doméstico também possuem uma personalidade dócil e divertida, não é à toa que são considerados ótimas companhias. Além disso, esses roedores são extremamente ativos, então precisam gastar as suas energias com diversas atividades. Portanto, não esqueça de providenciar brinquedos e passar um tempo com o seu pet.
Cuidados com pets roedores
Agora que você já conhece os tipos de roedores para você ter como animal de estimação, chegou a hora de falarmos sobre os cuidados necessários com cada uma dessas espécies.
No caso do hamster, rato twister e camundongo, por exemplo, a alimentação deve ter fonte vegetal e animal, enquanto que a do porquinho-da-índia é apenas vegetal. Já a água deve estar sempre fresca e ser filtrada para manter os bichinhos hidratados.
Com relação a saúde desses pets, é muito importante dar uma atenção especial aos dentinhos e também fazer acompanhamento com um médico veterinário. Nesse caso, entre em contato com a gente através do telefone (42) 9108-5699 para agendar a consulta do seu pet roedor.
Depois não esqueça de conferir as outras publicações aqui no blog e de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.