Sinais de que seu pet está com câncer de pele

Picture of admin

admin

Sinais de que seu pet está com câncer de pele

Quem é mãe e pai de pet sabe que a única coisa que queremos é ver nossos pets felizes e saudáveis, por isso fazemos de tudo para cuidar da saúde física e emocional deles. Porém, quando ficam doentes, logo se torna motivo de preocupação principalmente se for grave, como é o caso do câncer. Diante dessa situação, é importante conhecer quais são os sinais de que seu pet está com câncer de pele para saber como tratar a doença.

Semelhantemente como pode ocorrer em humanos, o câncer de pele também é uma doença que afeta os bichinhos e apresenta complicações graves. Em contrapartida, é possível tratá-la e ter uma boa recuperação.

Câncer de pele nos pets

De maneira geral, o câncer é um tumor benigno ou maligno, o qual, no segundo caso, coloca a saúde e a vida do animal em risco, por se desenvolver através do crescimento anormal das células e se multiplicam descontroladamente por conta das anomalias da divisão.

Já o câncer de pele em cachorros, diferente dos humanos, é causado principalmente por fatores genéticos. Entretanto, cachorros brancos ou albinos devem tomar cuidado com a exposição ao sol, até porque o câncer de pele é muito comum nos pets, pois a maior parte do corpo é composto por pele e ainda há células sujeitas ao desenvolvimento de tumores. Além disso, o câncer de pele em cachorros pode se manifestar de 7 maneiras:

  1. tricoblastoma;
  2. lipoma;
  3. mastocitoma;
  4. melanoma;
  5. adenoma perianal;
  6. histiocitoma e
  7. carcinoma.

Diante dessas variações, cada uma vai se manifestar de uma maneira diferente no organismo do animal. Por isso, é fundamental levar o bichinho ao veterinário e ficar atento aos sinais de que seu pet está com câncer de pele para buscar tratamento o quanto antes.

Sinais do câncer de pele

Com relação a esses sintomas, o câncer de pele pode ser notado através de:

  • secreção;
  • sangramento;
  • pele com cor e aspecto diferente;
  • nódulos;
  • lesões avermelhadas;
  • coceira intensa;
  • fadiga, diarreia e vômito;
  • sono em excesso;
  • emagrecimento acelerado e
  • feridas que demoram para cicatrizar.

Em vista disso, é importante fazer visitas regulares ao veterinário e sempre prestar atenção se há alterações na pele do animal, para que em casos de câncer de pele, o tratamento seja bem sucedido.

Tratamento 

Com relação ao tratamento do câncer de pele, ele deve começar logo após a descoberta da doença. Nesse caso, as maneiras de combater o câncer são através de cirurgia, quimioterapia dirigida, via oral ou intravenosa e eletroquimioterapia.

Além disso, também é possível prevenir o câncer de pele com uma alimentação saudável e equilibrada por meio de uma ração de qualidade e evitar expor o animal ao sol no período das 10h às 16h, mas caso não seja possível evitar, é importante usar protetor solar recomendado pelo veterinário.

Saiba mais

Diante disso, para saber como cuidar do seu pet tire suas dúvidas pelo número (42) 9108-5699. Além disso, não deixe de nos acompanhar pelas redes sociais e de conferir os outros artigos do blog. Aqui você encontra vários conteúdos sobre os pets e outros animais.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp