Nesta época do ano é normal as temperaturas serem mais altas e sentirmos mais calor, e para aliviar a sensação, costumamos usar roupas mais frescas, tomamos bastante líquido e ainda saboreamos um sorvete. Mas e quanto aos bichinhos, eles sentem tanto calor quanto a gente? E o que fazer nessa situação? Será que é bom tosar o cachorro para o verão? As respostas dessas perguntas você encontra ao longo do artigo.
Pets e o verão
A tosa em cachorros, que pode ser feita com máquina ou tesoura, tem muito a ver com o cuidado com pets de pelagem longa, fazendo com que o animal fique com uma aparência mais bonita e ainda contribui para a limpeza do pet, além de diminuir o risco de doenças. Entretanto, não são todas as raças que podem ser tosadas completamente com maquininha, como por exemplo o husky siberiano e o chow-chow .
Agora com relação às outras raças, será que é bom tosar o cachorro para o verão? Bom, pelos tosados não significam solução para diminuir o calor, até porque os pelos regulam a temperatura corporal do animal. Isto é, a função do pelo é evitar que o pet perca e absorva calor em excesso, sendo como um isolante térmico.
Diante disso, a tosa também pode ser necessária para cachorros com a pelagem longa para evitar nós nos pelos. Além de, quando combinada com banho, a tosa evita o acúmulo de fungos, parasitas e bactérias que podem colocar a saúde do peludo em risco.
Nesse caso, será que é bom tosar o cachorro para o verão? A resposta é sim, porém não é o único fator que vai fazer seu pet sentir menos calor. A tosa irá ajudar, mas é importante manter o animal em um local fresco e sempre hidratado. E lembre-se, a tosa só deve ser feita se ela ajudar na saúde do seu amiguinho.
Tipos de tosa para fazer no pet
Agora que você sabe que simplesmente tosar completamente o cachorro não vai fazer o calor passar, mas que é uma maneira de cuidar da saúde do animal, que tal conhecer as tosas que existem?
A primeira tosa é a higiênica. Muito conhecida e feita em cães de pelagem longa como yorkshires e shih-tzu, esse tipo de tosa reduz o comprimento dos pelos nas patas, abdômen e genitália. O segundo modelo de tosa é a feita com tesoura, a qual traz um melhor acabamento e é indicada para cães que têm alergia à lâmina ou ficam agitados com o barulho do terceiro tipo de tosa, a que usa máquina.
Existe também a tosa bebê que serve para deixar o cachorro com aparência mais infantil, por conta dos pelos ficarem curtos e arredondados, o que facilita a escovação. Por fim, a tosa de raça e verão, segue as características físicas de cada raça e deixa os pelos bem curtinhos, respectivamente.
Blog Lélovet
E aí, você já sabia que os cachorros não precisam ser tosados para diminuir o calor, pois os próprios pelos regulam a temperatura corporal? Pois é, se precisar tirar mais alguma dúvida sobre esse assunto e se quiser saber se o seu cachorro deve ou não ser tosado, entre em contato pelo telefone (42) 9108-5699.
Para saber mais sobre a saúde dos pets é só navegar pelo blog e nos seguir no instagram para acompanhar nossa rotina na clínica.