Com o verão chegando, precisamos tomar muitos cuidados para evitar problemas nessa época do ano. Assim como nós humanos devemos proteger a nossa pele, os bichinhos também necessitam de cuidados, principalmente aqueles que possuem alguma alergia na pele. Pensando nisso, saiba como ajudar seu pet com a dermatite causada pelo calor no artigo de hoje.
Sinais de dermatite
A dermatite é definida como uma inflamação na pele que pode aparecer em várias partes do corpo. Sendo mais comum do que achamos, é categorizada em dermatite alérgica, atópica, por infecção bacteriana aguda e acral.
No caso da dermatite alérgica, ela é causada pela picada de pulgas, carrapatos e mosquitos. Porém, cachorros e gatos que entram em contato com poeira, produtos de limpeza e alguns alimentos também podem ter essa doença. Os sintomas desse tipo de dermatite são lambedura em excesso, coceira e pele avermelhada.
A dermatite atópica, diagnosticada como uma predisposição genética, causa descamação na pele, coceira, alopecia e lesões bacterianas nos pets. Enquanto que as duas últimas dermatites, são provocadas por falha no banho. Isto é, quando os pelos não estão completamente secos, mas também por lambedura em excesso devido a fatores como estresse e ansiedade.
Para identificar se o seu pet está com dermatite por infecção bacteriana aguda ou acral, basta observar se o animal se coça com muita frequência, a pele está avermelhada e sente dor em partes específicas do corpo.
Agora em se tratando da dermatite causada pelo calor, ela é provocada pelas altas temperaturas do verão. Por conta da umidade e da falta de ventilação, a pele dos cães costuma ficar mais sensível. Com isso o animal se morde, provocando feridas na própria pele.
Em casos de animais com pelagem comprida, esses sintomas se agravam ainda mais. Pois, com o clima quente e úmido, as chances de proliferação de fungos, ácaros e pulgas no pet aumentam. Por esse motivo, escovar o animal diariamente para remover a sujeira e pelos mortos, faz toda a diferença na saúde do pet.
O que fazer para tratar dermatite causada pelo calor
Alguns cuidados gerais que são importantes para ajudar seu pet com a dermatite causada pelo calor são escovar os pelos do animal antes do banho, assim como secá-lo muito bem e não dar banho com muita frequência. Nesse caso, o shampoo a seco pode ser uma boa alternativa para higienizar e manter a pele do pet saudável.
Já animais que possuem bastante dobrinha pelo corpo, como o pug, merecem atenção especial. Essas partes precisam ser bem higienizadas para evitar excesso de oleosidade, sujeira e secreção. Além disso, é fundamental que o dono consulte com um especialista. Por isso, agende um horário pelo número (42) 9108-5699 e saiba como ajudar seu pet com a dermatite causada pelo calor.
Blog Lélovet
Gostou do conteúdo de hoje e ficou interessado em saber mais sobre os animais de estimação? É só nos acompanhar aqui no blog e nos seguir nas redes sociais para se manter atualizado sobre tudo que diz respeito aos bichinhos. Garanto que você não vai se arrepender.