Se você é apaixonado por animais aquáticos, provavelmente já pensou ou pensa em ter um aquário cheio de peixes lindos e coloridos. Apesar disso, você tem dúvidas de quais peixes escolher e como montar um ecossistema perfeito no seu aquário, saiba quais peixes são indicados para ter em aquário.
Espécies ideais de peixe
Podemos achar que todos os peixes convivem amigavelmente, mas na realidade não é bem assim. Porém, algumas espécies não vivem no mesmo habitat, então se colocadas juntas em aquário não vão se dar bem. Não só pelos conflitos, mas por questões de pH e temperatura da água.
Então, esses aspectos devem ser levados em consideração na hora de escolher quais espécies vai ter. Primeiramente, vamos conhecer os peixes mais populares:
1- Peixe tetra neon:
O preferido entre os aquaristas, esse peixinho tem origem amazônica e é conhecido pelas suas cores vibrantes e neon. Tem uma personalidade amigável, então convive muito bem com outros peixes. Entretanto, vivem em cardumes, então o recomendado é ter no mínimo 10 peixes.
- Tamanho: 3 cm a 4 cm;
- pH a água: de 5.0 a 6.9,
- Temperatura: de 25 °C a 30 °C.
2- Acará bandeira:
Por possuir uma beleza diferente, é muito cobiçado pelos aquaristas. É um peixe muito comum na amazônia, vive em cardumes. É recomendado aquários de 200l para essa espécie, apesar de não apresentar comportamento agressivo e viver bem com outros peixes.
- Tamanho: 10 cm a 15 cm
- pH da água: de 5.5 a 7.5,
- Temperatura: de 25 °C a 30 °C.
3- Peixe limpa-vidro
Se dá bem com todos os outros peixes. Vive mais no fundo do aquário, e não é muito de se movimentar rapidamente. Como o próprio nome sugere, ele se alimenta de algas que crescem no vidro do aquário, podendo muitas vezes ser encontrado com a boca colada no vidro. Como resultado, esse é o motivo de ser muito procurado, ajuda a manter a água limpa por mais tempo.
- Tamanho: 5 cm;
- pH da água: de 5.5 a 7.5,
- Temperatura: de 20 °C a 27 °C.
Enfim, esses foram alguns dos peixes mais procurados para aquário. Por fim, lembre sempre de analisar a convivência entre eles, e em qual pH e temperatura de água eles têm uma melhor qualidade de vida. Em outras palavras, busque sempre ter peixes que tenham o mesmo estilo de vida, para evitar atritos.
Caso queira saber mais sobre animais aquáticos ou terrestres, nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma novidade do blog.