Principais doenças de pele nos pets

Picture of admin

admin

Principais doenças de pele nos pets

As doenças de pele entre cães e gatos têm diversas causas, e graus de intensidade. A princípio, não é difícil de tratar quando diagnosticado cedo. Só causam maiores problemas quando não são tratados corretamente. Sendo assim, quando for dar banho no seu pet, observe abaixo do pelo, se existe alguma feridinha, ou vermelhidão. Contudo, as doenças de pele mais comuns são causadas por parasitas, como carrapato e pulga. Primeiramente, causa coceira, vermelhidão e pequenas feridas. Entretanto, conheça mais sobre as principais doenças de pele nos pets, e como identifica-las. 

 

Principais problemas de pele em animais 

 

Alergia: Ocorre quando o animal entra em contato com alguma substância alergênica. Ou seja, vai variar de acordo com cada animal, e suas alergias. A princípio, os sintomas são vermelhidão na pele e nos olhos, coceiras. E caso tenha muito atrito, até feridas. 

 

Dermatite alérgica: Se manifesta quando há contato com químicos, sendo em produtos de limpeza da casa, ou até mesmo os que são utilizados no banho do pet. Por isso, evite ao máximo o contato do animal com substâncias químicas. Todavia, se desencadear a dermatite alérgica, vai ocorrer vermelhidão, coceira e até inflamações na pele.

 

Dermatite seborreica: É conhecida devido a descamação da pele. Muito similar à caspa. Do mesmo modo, causa coceira, vermelhidão, descamação e mau cheiro. Mais comum em regiões como pescoço, cauda, e em dobras. Como o próprio nome sugere, uma das causas é a produção em excesso de sebo. Até mesmo,  os pelos ficam mais oleosos. 

 

Fungos: Quando algumas regiões do corpo do pet ficam úmidas, em situação pós banho, se tornam o cenário perfeito para os fungos. Os sintomas além de coceira, também surgem manchas arredondadas e vermelhas. Normalmente, um shampoo próprio e secar bem as áreas pós banho já ajudam no problema. 

Doenças de pele em animais contagiosas para humanos

Sarna: É provocada por ácaros que se alojam na pele do pet. Existem 2 tipos de sarna, a demodécica, que é identificada quando ocorre queda de pelo perto da região dos olhos, vermelhidão, coceira e pode vir a se espalhar por todo o corpo. O segundo tipo, é a sarna sarcóptica. Que já é um caso mais agravado, onde cai pelo do corpo todo, surgem crostas grossas na pele, coceira. E ao contrário do primeiro tipo de sarna, essa pode ser transmitida para humanos. 

 

Micose: Causada por fungos, pode ser transmitida tanto para seres humanos quanto para outros animais. Essa doença é mais comum quando o sistema imunológico está baixo. Seu principal sintoma é a vermelhidão e a perda de pelo na região, que com o tempo vai aumentando. 

 

Formas de tratamento

Como dito anteriormente, as principais doenças de pele em pet são causadas por parasitas. Sendo assim, o  ideal é usar shampoos apropriados na hora do banho. Além disso, pomadas e sprays podem ser recomendados. Somente em casos mais extremos se usa medicações intraoral. 

 

Blog LéloVet

Por fim, o único capaz de fazer o diagnóstico correto, e receitar medicações necessárias é um médico veterinário. Então, leve seu animalzinho para uma consulta. Estamos disponíveis nas redes sociais. E fiquem ligados no nosso blog para não perder nenhuma novidade.  

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp