Por que os gatos não devem tomar banho frequentemente?

Picture of admin

admin

Por que os gatos não devem tomar banho frequentemente?

Quem é dono de gato sabe que a coisa mais difícil é dar banho neles, não é mesmo? Parece até um evento por conta da preparação que tem que ter para conseguir pegar o gato. E a hora do banho então, nem se fala, é um sufoco. Para alguns donos pode ser um pouco mais tranquilo do que para outros, mas de modo geral, todos ganham alguns arranhões ao dar banho nos seus gatos.

Por conta dessa dificuldade toda, muitos tutores desistem dos banhos ou então não dão banho frequentemente. Outro motivo é porque os gatos têm o costume de se lamberem, fazendo assim, a limpeza deles mesmos.

Esse pensamento não está totalmente errado, afinal os gatos não devem tomar banho frequentemente como os cachorros. Entretanto, há situações específicas em que o banho nos gatos se faz necessário. Como por exemplo quando o gato sofre com dermatites e seborreia. Em ambos os casos o banho é indicado pelo médico veterinário por se tratar de doenças ligadas à pele, as quais podem afetar a saúde do animal.

Outras situações em que o banho em gatos deve acontecer é quando o felino se sujou com algum produto tóxico que precise ser removido imediatamente ou então quando o animal não consegue fazer a autolimpeza.

Fora essas questões, os gatos não devem tomar banho frequentemente, pois isso faz com que os felinos fiquem mais estressados e sua imunidade caia, já que eles não estão acostumados com esse procedimento. Além disso, ao lavar o gato, o cheiro natural que eles têm na pele sai.

 

De quanto em quanto tempo dar banho nos gatos?

Se o seu gato se encaixar na categoria de felinos com problemas dermatológicos, precisará, portanto, de mais banhos. Mas mesmo assim o banho não pode ser feito de qualquer forma.

Para que esse momento seja menos estressante ao animal, encha uma bacia com água morna, coloque o animal dentro, molhe cuidadosamente para não assustá-lo e utilize um shampoo específico conforme recomendação do veterinário.

Lembre-se de lavar a cabeça por último e de tomar cuidado para não entrar água no ouvido. Assim que terminar o banho, seque com uma toalha e se possível, evite usar o secador para não deixar o gato mais estressado.

Agora se o seu gato não tem alergia de pele, então ele não deve tomar banho frequentemente, por isso pergunte ao veterinário para saber quando o banho deve ocorrer. Por outro lado, assim como para o caso anterior, prefira secar somente com a toalha e dar banho na água morna, além de usar shampoo sem cheiro.

Uma alternativa para acostumar o felino com a água e para que você tenha menos dor de cabeça na hora do banho, faça isso em um local calmo e silencioso. Outra dica, mas dessa vez para deixar o seu gato ainda mais bonito, é escovar os pelos dele pelo menos três vezes na semana.

Para saber exatamente se o seu gato deve ou não tomar banho frequentemente, se ele possui dermatite alérgica ou se você simplesmente quer saber se está dando banho corretamente, agende um horário com a gente agora mesmo através do número (42) 9108-5699 e tire todas as suas dúvidas!

Para saber mais sobre os gatinhos, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp