Quem tem um animal de estimação em casa sabe que em algum momento precisará levar o bichinho para castrar, principalmente quando o gato ou o cachorro é um filhote. Mas por que devo castrar meu animal de estimação? Será que é realmente necessário? Tem problema não castrar? Tem idade certa para fazer a cirurgia? A resposta para essas e outras perguntas você encontra ao longo do texto.
A castração é importante porque evita o abandono de cachorros e gatos, e consequentemente a superpopulação desses animais nas ruas. Bem como previne de possíveis doenças como câncer de mama e infecção no útero no caso das fêmeas. Já nos machos, a castração evita o câncer de próstata.
Então, porquê devo castrar meu animal de estimação? Porque além de melhorar a qualidade de vida do bichinho e prevenir doenças, a castração também é responsável por deixar o cão e o gato mais calmos. Assim, não há marcação de território, brigas, miados excessivos e sangramento no cio.
Agora, com relação a idade ideal para castrar, o recomendado é que aconteça depois dos 6 meses nos felinos e até o primeiro ano do cachorro. Enquanto que para as fêmeas o mais adequado é esperar o primeiro cio para realizar a cirurgia.
Mitos e verdades sobre a castração
Diante da importância da castração em animais de estimação, surgem muitas dúvidas sobre esse procedimento. Por isso, separamos alguns mitos e verdades que envolvem esse assunto.
A primeira suposição é que a castração é uma crueldade com o animal e faz com que ele sofra. Não, isso é um mito. É um procedimento simples, indolor e sem sequelas no pós-operatório.
Outros mitos que muitas pessoas acreditam é que a castração faz o animal engordar, assim como os machos perdem a masculinidade, as fêmeas precisam ter uma cria antes e os que não são castrados são menos saudáveis. Em contrapartida, as verdades são que cachorros castrados não fazem xixi pela casa, a chance de desenvolver alguma doença e de serem agressivos são menores.
Cuidados após castração
Assim como existe uma idade ideal para realizar a cirurgia, também há cuidados específicos que devem ser seguidos no pós-operatório do cachorro ou gato.
Logo que o animal for castrado, é da responsabilidade do dono oferecer todo o suporte após a cirurgia, de acordo com as recomendações do veterinário. Portanto, o tutor deve proteger o curativo. Uma dica é usar a roupa cirúrgica ou o colar para que o animal não abra os pontos.
Também é muito importante o dono limpar a região da cirurgia para evitar infecções. Além de ajudar o animal com a nova rotina, como deixar os potes de ração e água em um lugar mais próximo. Nesse sentido, o tutor deve seguir as recomendações do veterinário para que a recuperação do bichinho seja mais rápida.
Se você estiver com dúvida de quando castrar o seu animalzinho, agende um horário com a gente pelo número (42) 9108-5699 e também siga a nossa clínica nas redes sociais e nos acompanhe aqui no blog para não perder nenhum conteúdo.