Os cachorros sentem frio como nós humanos?

Picture of admin

admin

Os cachorros sentem frio como nós humanos?

por Natália Barbosa – jornalista

 

Nessa época do ano as temperaturas costumam ser mais baixas no país. Com isso, precisamos nos manter aquecidos e se agasalhar melhor também. Mas será que os cachorros sentem frio como nós humanos?

Esse é o tipo de pergunta feita por muitos donos de cachorro e como forma de prevenir, já providenciam cobertores e colocam roupinha no animal de estimação para que ele ou ela não passe frio.

Dessa maneira, entendemos que os cachorros sentem frio, mas o questionamento é se eles sentem frio como nós humanos. Isso porque os cães possuem características específicas, que são diferentes das pessoas. Portanto, as sensações que o animalzinho sente com relação ao clima também é diferente dos humanos.

Dizer que a sensibilidade ao frio é diferente, não quer dizer que os cachorros não sentem nada. Por isso, ficar atento aos sinais de frio que o animal de estimação apresenta é de extrema importância, principalmente durante o inverno.

Se os cães sentem frio, como isso se dá? Da maneira mais óbvia. Os cachorros, assim como os humanos, possuem sangue quente, então, quando a temperatura corporal diminui, eles começam a sentir frio. Mas, vale lembrar que a temperatura normal do cachorro é de 39 graus.

Outro fator que influencia é a raça do animal. Algumas raças de cachorro se adaptam mais facilmente ao frio e aguentam temperaturas mais baixas em detrimento de outras. Nesse sentido, as raças de cães que melhor se adaptam ao frio são:

 

  • Husky Siberiano;
  • São Bernardo;
  • Akita;
  • Samoieda;
  • Chow Chow.

 

Enquanto que as raças que mais sentem frio são:

  • Pinscher;
  • Fox Paulistinha;
  • Chihuahua;
  • Galgo;
  • Boxer.

 

Seguindo a lógica da raça, a quantidade de pelos também faz diferença na temperatura do cachorro. Quanto maior for a pelagem do animal, mais resistente ao frio o cão será. Sendo assim, cães de pêlos mais curtos precisam receber maiores cuidados no inverno.

Para que você saiba identificar quando o seu cachorrinho estiver com frio, separamos algumas atitudes que o animal pode apresentar nessa situação.

A primeira delas é quando o animal fica encolhido em algum canto da casa, tentando se esquentar. Enquanto que a segunda e terceira ação que o cachorro tem quando está com frio é tremer e, apesar de ser menos comum, caminhar e respirar mais devagar que o normal.

Outras características que os cachorros apresentam quando estão com frio é ficar muito próximo de pessoas ou outros animais na tentativa de se aquecer, letargia e dormir demais. Se você perceber esses sinais no seu cão, mas ainda assim estiver em dúvida, você pode tocar as orelhas ou então a parte de baixo da patinha. Se estiverem geladas, é hora de aquecer o seu cãozinho.

 

Cuidados com os pets no inverno 

Para proteger o seu bichinho do inverno, é necessário tomar algumas atitudes enquanto tutor. Primeiramente coloque o cachorro para dormir em um local aquecido e com pouco vento.

Em segundo lugar, mantenha o cachorro quentinho colocando roupa no animal. Outra maneira para mantê-lo aquecido é deixar uma coberta especificamente para que ele ou ela consiga manter o corpo aquecido. Diminuir a quantidade de banhos e de tosas, colocar roupa para passear e fazer esses passeios em locais fechados, também são formas de amenizar o frio dos pets.

Como você já sabe quais são os cuidados para que o seu cachorro não sinta frio, não esqueça de colocar todas essas dicas em prática e, principalmente, de levar ele ao veterinário para se certificar que a temperatura corporal dele está correta. Quer saber mais sobre a saúde do seu amiguinho?! Fale com a gente através do número (42) 99108-5699.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp