Momento certo para castrar o gato

Picture of admin

admin

Momento certo para castrar o gato

Se você tem gato em casa e acha que agora é o momento certo para castrar, você pode estar correto. A castração é uma demonstração de carinho e cuidado com os bichanos, pois evita possíveis doenças e outros problemas.

Diante disso, quando é o momento certo para castrar o gato? O ideal é que o procedimento de orquiectomia e ovariosalpingohisterectomia, castração de gato macho e fêmea respectivamente, seja realizado enquanto os felinos são jovens, ou seja, antes de entrarem na vida adulta que inicia com 1 ano de idade.

Vale lembrar que o momento certo para castrar um gato macho é diferente do momento certo para castrar uma gata fêmea. Portanto, para realizar a castração do macho é preciso esperar o desenvolvimento completo do sistema urinário, enquanto a situação da fêmea é mais delicada.

O momento certo para castrar a gata fêmea é antes da puberdade, ou seja, antes do primeiro cio ou então quando a gata atinge determinado peso.

Outra questão a ser considerada ao questionar qual o momento certo para castrar o gato de modo geral é a partir dos comportamentos que o felino apresenta diariamente. Se o gato ou a gata foge de casa com muita frequência, está mais agitado ou agressivo que o normal e faz xixi fora do lugar, esses são alguns sinais de que talvez esteja na hora de optar pela castração.

 

Vantagens da castração

A partir do momento que o gato é castrado, o comportamento do felino tende a melhorar, poupando assim, dores de cabeça aos tutores. Além disso, o procedimento evita que o animal tenha doenças.

Castrar o gato, no caso das fêmeas, diminui as chances de câncer de mama e do desenvolvimento de piometra (infecção uterina). Já nos machos torna eles menos territorialistas, previne câncer nos testículos e faz com que não busquem fêmeas para procriação.

Fora essas vantagens, castrar o gato torna o felino mais calmo e dócil com os tutores e outros animais. Dessa maneira, melhora a qualidade de vida do bichano.

 

Cuidados com o gato após a castração

Apesar de ser um procedimento recomendado e de ter um momento certo para castrar o gato, o pós-operatório precisa de uma atenção especial.

Assim que o gato for castrado, você enquanto tutor, deve deixar o animal descansar para uma recuperação mais rápida e tranquila. Além disso, lembre-se de proteger o curativo para que o gato não mexa nos pontos, bem como acostumar o animal com a nova rotina, observar como ele está se recuperando e claro, seguir as recomendações do veterinário.

Levar o felino para castrar o quanto antes é melhor, mas o momento certo para castrar o gato pode variar de animal para animal, pois depende do desenvolvimento de cada um. Por isso, sempre consulte um médico veterinário para saber qual o momento certo para castrar o gato e para realizar o procedimento no seu felino. Para isso é só entrar em contato através do número (42) 9108-5699 e agendar um horário com a gente.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de todos os assuntos referentes aos bichinhos e de nos seguir nas redes sociais.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp