Os gatos são animais mais independentes, e até mais reservados. Apesar disso, cada animal tem sua personalidade, e pode fugir da regra. Enfim, quando o felino começa ficar mais inquieto, e miando muito, pode causar estranheza nos tutores. Além disso, o gatinho está tentando comunicar que algo não está certo. Por isso fique atento, a possíveis causas desse comportamento.
Fome
Quando o pet está com fome, ele pode miar para indicar isso. Além disso, os gatos por serem cheios de personalidade e hábitos, podem miar para que o dono troque a ração, que pode ser de outro dia. Porque, a ração pode perder o aroma, e textura, por isso essa atitude.
Medo
Eles podem ficar inquietos quando estão com medo. Seja de algum bicho, sons altos, pessoas estranhas e até mesmo de objetos. Para evitar o estresse do bichano, ao perceber esses medos, evite expor ele a isso novamente.
Carência
Quando o gatinho passa o dia sozinho, ou não recebe atenção necessária, pode ser uma forma de chamar atenção do dono, para receber carinho. Você pode enriquecer o ambiente, quando o pet fica sozinho, para que não fique entediado. Além disso, quando estiver com seu amiguinho peludo, dar muito amor e carinho.
Dor
Os gatos podem mudar de comportamento para indicar que estão com dor. Podendo ser miando mais que o normal, não comendo, e até mesmo fazendo suas necessidades em lugares não habituais.
Fêmea no cio
Outra causa do miado excessivo, pode ser que a sua gatinha esteja no cio. E nesse caso, elas ficam com desconfortos, por isso essa mudança. E se seu gato macho está inquieto, ele pode estar sentindo o cheiro de uma gatinha no cio, e queira sair para namorar. Nesses casos, o que resolve é a castração. E durante esse período, evitar que eles saiam, caso não queira filhotinhos.
Blog LéloVet
Para saber mais como cuidar do seu gatinho, e tirar suas dúvidas, estamos disponíveis nas redes sociais. E acompanhe nosso blog.