Só quem tem um bichinho em casa, seja cachorro ou gato, sabe quão fofo eles são e a alegria que eles trazem para nossa família. Mas apesar disso, podem dar muito trabalho e causar conflitos com as pessoas da casa ou até mesmo com vizinhos. E para evitar esse tipo de situação, existem alguns métodos para melhorar a convivência com o seu pet que você pode aplicar no seu dia a dia e prevenir futuros problemas.
O que fazer para não ter mais problemas com o pet?
Provavelmente quem mora em condomínio ou apartamento sofre mais com comportamentos indesejáveis dos pets, ainda mais quando isso começa a trazer problemas com a vizinhança. Além disso, como hoje em dia muitos condomínios e prédios residenciais permitem que os moradores tenham pets, aplicam regras rígidas para que todos convivam em harmonia.
Vale destacar também que muitas pessoas não gostam de cachorro e gato, então é preciso paciência e respeito dos dois lados para evitar estresse tanto com os vizinhos, quanto com os membros da família. Por isso, mantenha uma rotina de passeio com o seu cachorro e faça isso todos os dias. Dessa forma o animal ficará mais calmo e a convivência com o seu pet será melhor.
Torne o momento da refeição algo agradável para o animal. Coloque ração no pote do pet e fique por perto fazendo carinho para que ele se acostume com a presença de pessoas.
Os outros métodos para melhorar a convivência com o seu pet é corrigindo comportamentos errados no mesmo instante. Porém, faça isso de maneira calma e sem agressão para que o animal entenda o que é correto.
Além disso, reserve um tempo para brincar com o cachorro ou gato, evite barulho em excesso para não estressar o bichinho, mantenha a higiene do animal e do ambiente, separe um canto da casa só para o pet e o recompense diante de atitudes corretas. Para quem mora em condomínio ou apartamento, as dicas são as mesmas, a única diferença é que é necessário um pouco mais de atenção com as regras do local.
Cães e gatos vivendo em harmonia
Agora se você é dono de cachorro e gato ao mesmo tempo, talvez não tenha muitos problemas com a vizinhança, mas pode ser que em algum momento a confusão tenha acontecido entre os seus dois bichinhos.
Se esse for o seu caso, não se preocupe, é algo normal, afinal são duas espécies diferentes, com comportamentos distintos dividindo o mesmo ambiente. Apesar disso acontecer, existem maneiras de melhorar a convivência entre os dois bichinhos e evitar dores de cabeça.
A primeira recomendação é criar as duas espécies desde filhotes, pois assim eles crescem juntos e naturalmente se acostumam com a presença um do outro. Caso não seja possível, o que você pode fazer é treinar o cachorro separadamente do gato e depois fazer isso com os dois juntos.
Outra opção para melhorar a convivência dos pets é interagir com os dois ao mesmo tempo e ao mesmo tempo estimular brincadeiras entre eles. Além disso, tenha certeza que tanto o cachorro quanto o gato estão se sentindo seguros, garanta que cada um tenha o seu próprio espaço e claro, esteja sempre atento a qualquer tipo de ameaça.
Gostou do conteúdo de hoje? Então continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais para saber mais sobre os bichinhos. Também não esqueça de cuidar da saúde do seu amiguinho marcando um horário com a gente pelo número (42) 99108-5699.