Um animalzinho bem higienizado e cheiroso dentro de casa é o que todos os donos desejam. Mas muitos desconhecem a maneira correta de dar banho no pet e principalmente, o tão temido momento de secar o cachorro ou gato.
Como deve ser o banho do pet?
Dar banho no animal de estimação é essencial para mantê-lo saudável. No entanto, deve ser feito da maneira correta para que esse momento não seja estressante para o pet e nem para o dono, e também para não colocar a saúde do bichinho em risco.
Podemos citar como primeiro cuidado os produtos usados para lavar o animal. Nesse caso, a escolha do shampoo e condicionador é fundamental para uma pele saudável e pelos mais brilhantes. Do mesmo modo, a técnica usada para dar banho também faz toda a diferença.
Agora com relação ao banho em si, o ideal é o dono reunir todos os itens que serão usados como shampoo, toalha, escova, secador e quem sabe até um brinquedo. Assim, facilita o processo para o tutor. E em casos de pet com bastante pelo, escová-lo antes do banho ajuda tanto a desembaraçar os fios, quanto a tirar os pelos e pele morta do animalzinho.
Depois, o próximo passo é deixar a água na temperatura adequada para não queimar a pele do animal. Para isso, basta o dono do pet medir a temperatura com a mão, do mesmo jeito que é feito para dar banho em bebês.
Com a água morna e com o pet úmido, é hora de passar o shampoo e começar a lavagem. Aplique a quantidade de produto de acordo com o tamanho do animal e faça movimentos leves de 5 a 10 minutos para tirar toda a sujeira presente no pelo e pele do animal. Por fim, enxague o pet até que todo o produto saia, seque com uma toalha para tirar o excesso de água e depois finalize com o secador.
Cuidados durante o banho
Vale lembrar que é fundamental secar bem as patas e orelhas do animal para evitar o surgimento de fungos e bactérias, bem como proteger o ouvido do bichinho com um algodão na parte interna para evitar que entre água. Assim, a hora do banho se transforma em um momento tranquilo e relaxante para o dono e para o animal.
Além desses cuidados, a quantidade de banho em cachorros vai depender de cada animal. Se o pet fica dentro de casa, os banhos podem ocorrer a cada quinze dias. Mas se o cachorro tem acesso a parte externa o recomendado é um banho por semana. Enquanto que para os gatos os banhos não são necessários, apenas em casos indicados pelo veterinário.
Blog da Lélovet
Gostou de saber a maneira correta de dar banho no pet e gostaria de ver mais conteúdos como este? Então acompanhe o nosso blog e para sempre estar por dentro de tudo que postarmos sobre os bichinhos, nos siga nas redes sociais.
E se o seu animal de estimação estiver precisando de atendimento médico, agende um horário na clínica pelo número (42) 9108-5699.