Quem tem um animal de estimação em casa sabe que eles adoram comer tudo o que veem pela frente. Mesmo quando escolhemos a melhor ração, o nosso cachorro ou gato sempre vai querer a nossa comida. E muitas vezes fica até difícil dizer não, não é mesmo? Afinal de contas, quem resiste àqueles olhinhos? Por isso separamos as frutas que cães e gatos podem comer tranquilamente para você dar ao seu bichinho quando ele vier te pedir.
Frutas proibidas para cães e gatos
Antes de falarmos sobre as frutas que cães e gatos podem comer tranquilamente, vamos listar as que o seu pet NÃO deve comer de jeito nenhum.
- Cereja;
- Caqui;
- Uva;
- Carambola
- Figo e
- Abacate.
Se você tiver alguma dessas frutas na sua casa, não ofereça ao seu bichinho. Mesmo que o pet insista, seja forte e não dê a fruta. Acredite, é para o bem dele. Essas frutas, como é o caso da uva, podem ser tóxicas a ponto de causar lesões renais. Já a cereja pode cortar o transporte de oxigênio.
No caso do caqui ele acaba machucando o estômago do animal por conta da acidez, assim como frutas cítricas em excesso. Enquanto que a carambola, o figo e o abacate não são indicadas para animais com histórico de problemas renais, pois podem desencadear reações alérgicas e vômito, e diarreia, respectivamente.
Frutas liberadas para os pets
Agora, entre as frutas que são permitidas os nossos bichinhos saborearem, estão:
- banana;
- morango;
- melancia;
- manga;
- melão;
- goiaba;
- pera e
- melão.
Essas frutas você pode deixar que o seu cachorro ou gato coma sem problemas, pois elas são ricas em potássio, antioxidantes, vitamina A. B e C, além de possuírem muita fibra e água. Nutrientes essenciais para a saúde do seu bichinho. Mas lembre-se, tudo em excesso faz mal, então cuidado para não exagerar na quantidade de frutas.
Outros benefícios que essas frutas trazem para o seu pet é que elas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, combatem a diarreia e no caso da melancia e do melão, elas são ótimas para o verão já que possuem muita água.
Alimentação ideal para pets
Apesar de existirem frutas que cães e gatos podem comer tranquilamente, é importante lembrar que nenhuma delas substitui a ração e os seus nutrientes. Diante disso, a alimentação dos cachorros deve ser feita conforme o perfil do animal. Isto é, a ração deve ser escolhida de acordo com a idade e tamanho do pet.
Já para filhotes, cadelas em período de amamentação e cães bem ativos, prefira rações com pouco corante e sem adoçantes para evitar doenças como diabetes e aquelas que oferecem uma quantidade maior de nutrientes.
Outro caso em que a alimentação para cães deve ser mais específica é quando o animal possui alguma doença. Nesse caso procure a ajuda de um veterinário para saber qual ração é a mais adequada.
Agora com relação aos felinos, não muito diferente dos cachorros, também necessitam de ração de acordo com as suas particularidades. Para eles é recomendada uma alimentação que contenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável.
Dessa maneira, escolha rações que sejam compostas por 20% a 30% de gordura, 30% de proteína e 5% de carboidrato. Enquanto que os filhotes devem consumir apenas leite materno até completarem quatro semanas de vida.
Blog Lélovet
Gostou de saber as frutas que cães e gatos podem comer tranquilamente? Então acesse o nosso blog para saber ainda mais sobre a saúde dos bichinhos e não esqueça de ligar no número (42) 9108-5699 para te dizermos qual a melhor fruta para o seu amiguinho.
E também nos siga no instagram para acompanhar o nosso dia a dia aqui na clínica.