A alimentação é o fator principal para a saúde e bem-estar do nosso animal de estimação, por isso é muito importante que você não tenha dúvidas quando estiver escolhendo a ração ideal para o seu pet. Nesse caso, a ração precisa conter todos os nutrientes e vitaminas necessárias para a idade, porte e raça do cachorro ou gato, até porque é a alimentação diária do animal.
Quando falamos em uma alimentação balanceada e nutritiva, estamos nos referindo a ração com água, minerais, aminoácidos, proteínas e carboidratos. Por isso, na hora de comprar a ração do seu pet, recomendamos que opte por aquela que contenha todos os nutrientes necessários de acordo com a fase de vida e características individuais do seu bichinho. Afinal de contas, não tem nada melhor do que ver nosso amiguinho de quatro patas feliz e saudável.
Para acertar na escolha, separamos algumas dicas gerais para você levar em consideração quando for comprar a ração do seu pet. Como por exemplo reparar na pelagem do animal, ou seja, se o pelo do gato ou cachorro está macio e brilhoso ou opaco e quebradiço.
Outras questões a serem observadas são as fezes do animal, se ele continua se alimentando bem como antes e se está com bastante energia. Além disso, deve ser levado em consideração se o animal tem algum problema de saúde ou alergia a algum tipo de alimento.
Em resumo, é fundamental estar atento a 5 pontos para comprar a ração do pet:
- raça;
- idade;
- porte;
- característica particular e
- necessidade específica.
Melhor ração para cachorro
Com relação a esses cinco pontos, podemos acrescentar um sexto, já que a ração para cães deve ser diferente da oferecida aos felinos. Diante disso, os donos de cachorros devem procurar a ração de acordo com o perfil do animal, como por exemplo idade e tamanho.
Filhotes, cadelas em período de amamentação e cães bem ativos precisam de mais atenção, pois exigem uma quantidade maior de nutrientes e energia. Além disso, escolha rações com pouco corante e sem adoçantes para evitar doenças como diabetes.
Agora se o cachorro já possui alguma doença específica, procure a ajuda de um veterinário para saber qual ração é a mais adequada para a situação do animal.
Ração ideal para os felinos
Não muito diferente dos cachorros, os gatos também precisam de ração de acordo com as suas particularidades como idade, por exemplo.
Nesse caso, é recomendado uma alimentação com os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos felinos. Portanto, na hora de comprar a ração do seu gatinho observe se é composta, em média, por 30% de proteína, de 20% a 30% de gordura e 5% de carboidrato.
Vale lembrar que os filhotes devem consumir apenas leite materno até completarem quatro semanas de vida, para depois introduzir a ração.
Para saber qual ração é a mais adequada, entre em contato com a gente pelo número (42) 9108-5699 e tire as suas dúvidas. E se você gostou do conteúdo de hoje, nos siga nas redes sociais e nos acompanhe diariamente no nosso blog para não perder nada do que postarmos sobre o universo animal.