Doenças de pele em cachorros com pelo úmido após o banho

Picture of admin

admin

Doenças de pele em cachorros com pelo úmido após o banho

Uma coceira de vez em quando é normal, agora quando esse hábito se torna frequente é sinal de alerta pois pode indicar que tem algo de errado com o cachorro. Em muitos casos são pulgas e carrapatos, mas em outros, pode significar algo mais sério como por exemplo doenças de pele em cachorros com pelo úmido após o banho.

Sinais de doenças de pele em pets

Podendo atingir cachorros de qualquer raça e idade, as doenças de pele são ocasionadas por diferentes fatores. Nesse caso, elas são divididas em 1) dermatite alérgica, 2) atópica, 3) por infecção bacteriana aguda e 4) acral.

Com relação a dermatite alérgica, é o tipo de doença causada pela picada de pulgas e carrapatos, mas cachorros que entram em contato com poeira, produtos de limpeza e alguns alimentos também a desenvolvem. Diferente da dermatite atópica que é uma predisposição genética. Isto é, não tem como saber o que está causando a alergia.

Já as duas últimas dermatites, são causadas por pelos que continuaram úmidos após o banho e por lambedura em excesso. A infecção bacteriana, também conhecida por dermatite úmida, é identificada quando o cachorro apresenta muita coceira, vermelhidão e dor em determinadas regiões do corpo.

No que diz respeito aos outros sintomas de dermatite estão inclusos queda de pelo, feridas na pele com ou sem pus e até febre em casos mais graves. Além disso, coceira excessiva e vermelhidão.

Tratamento para animais com problemas na pele

Diante das dermatites, se o seu cachorro apresentar algum dos sintomas, leve-o ao veterinário para que o especialista possa identificar o tipo de dermatite e assim recomendar o melhor tratamento para a situação do animal. De toda forma, existem maneiras de amenizar os sintomas das dermatites que os tutores podem aplicar em casa.

Como a dermatite é uma doença que atinge a pele do animal, ela precisa de uma atenção especial durante o banho. Nesse caso deve-se usar um shampoo específico, cuidar da temperatura da água e evitar passar outros produtos após o banho. Além disso, é fundamental secar muito bem o pet para evitar que o cachorro piore ou desenvolva alguma doença de pele.

Existe maneira correta de dar banho no pet? 

O banho correto começa pela escolha do shampoo e condicionador. O segundo passo é tornar o momento o menos estressante possível para o animal, por isso leve um brinquedo para o banho. Por fim, escove o pet antes do banho para ajudar a desembaraçar os fios e tirar a pele morta.

Outra dica muito importante é a temperatura da água para não queimar a pele do animal. Depois disso, é só lavar o pet normalmente, enxaguar até que saia todo o produto e secar com o secador para evitar que os pelos fiquem úmidos.

Blog Lélovet

Percebeu a importância de secar bem o cachorro após o banho? Por isso, dê uma atenção especial para esse momento e não esqueça, caso note os sintomas de dermatite, agende uma consulta pelo número (42) 9108-5699 para checar a saúde do seu amiguinho.

E se você gostou de saber as doenças de pele em cachorros com pelo úmido após o banho, com certeza vai gostar dos outros artigos do blog. Depois aproveita também para nos seguir nas redes sociais e saber mais sobre os bichinhos.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp