Descubra como amenizar a ansiedade do seu cão

Picture of admin

admin

Descubra como amenizar a ansiedade do seu cão

por Natália Barbosa – jornalista

 

Você sabia que cachorro também sofre de ansiedade? Pois é, afetando três em cada quatro cachorros, essa doença é muito mais comum entre os bichinhos de quatro patas. E assim como nós humanos, eles podem ser bem ansiosos devido a diversos fatores do dia a dia. Mas não se preocupe, continue a leitura e descubra como amenizar a ansiedade do seu cão.

Os sintomas de ansiedade que os cachorros apresentam são tão prejudiciais para a saúde deles quanto para um ser humano. Trazendo diversos problemas para o animal e afetando a qualidade de vida do cãozinho.

Assim como o cachorro e a pessoa se assemelham devido ao fato dos dois serem seres ansiosos, os sinais e sintomas que ambos apresentam também podem ser muito parecidos.

Alguns sinais são muito mais perceptíveis nos cães ansiosos comparado com outros. Como exemplo, o traço de ansiedade mais evidente nos cães é o latido em excesso. Também chamada de ‘síndrome do abandono’, isso acontece, principalmente, quando o dono do animal sai de casa e o cachorro fica latindo incessantemente até que o tutor retorne para casa, pois nesse tempo em que está sozinho o cachorro sente que foi abandonado.

Outro sinal que um cachorro apresenta de maneira explícita é a ação de lamber as próprias patas excessivamente. E em casos mais graves o animal pode até se morder e arrancar os pelos.

Se o seu cachorro come muito ou então deixa de comer, principalmente quando você está fora de casa, ou seja, apresenta um desses dois extremos na alimentação, fique atento porque isso também é um sinal de ansiedade. Além de ser prejudicial a saúde do animalzinho.

Comportamento agitado e marcação de território, também são indicativos de um cachorro ansioso. Bem como o medo, sensibilidade a barulho, agressividade e o ato de comer objetos.

E aí, tá achando que o seu cão é muito ansioso?! Não se desespere, existem algumas maneiras de amenizar os sintomas. Mas antes é preciso entender o que está provocando a ansiedade!

 

O que pode causar ansiedade no cachorro

Se o seu cão é muito ansioso, provavelmente tem algo que está dando “gatilho” para o desenvolvimento desse distúrbio. Podemos citar 6 deles:

 

  1. Passar muito tempo sozinho;
  2. Falta de brincadeiras;
  3. Barulhos;
  4. Gritar com o animal;
  5. Medo do banho;
  6. Falta de passeios.

 

A forma como o cachorro é criado também influencia muito no desenvolvimento da ansiedade. Portanto, você precisa ficar atento tanto aos sinais, quanto às causas da ansiedade para você saber o que deve ser feito a fim de diminuir os sintomas e melhorando assim, a qualidade de vida do animal. Para isso, também separamos algumas orientações a serem seguidas para diminuir a ansiedade do seu cão.

 

Amenizando a ansiedade do seu cãozinho

Se o seu cachorro é daqueles que fica latindo ou chorando toda vez que você precisa deixar ele sozinho em casa para ir trabalhar, o conselho que te damos é tornar esse momento de separação menos turbulento e traumatizante para o animal. Mas, como assim?!

Para amenizar a ansiedade do seu cão, você pode passear com o cachorro um pouco antes de sair de casa, deixar vários brinquedos para que ele se distraia e não dê tchau quando sair. Assim que chegar em casa e reencontrar o cachorro, tire um tempo para brincar e gastar a energia do animal. Além de escovar o pelo e conversar com o seu cão para fortalecer o vínculo e diminuir a ansiedade.

Agora que você já identificou o que está deixando o seu cachorro muito ansioso e também descobriu como diminuir os sintomas para que ele ou ela se sinta melhor, não esqueça de colocar os cuidados em prática e ficar de olho no animal. Se mesmo assim os sintomas persistirem, entre em contato através do número (42) 99108-5699 para falar com o veterinário e saber como tratar!

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp