Neste dia internacional dos gatos nada mais justo do que escrever um artigo específico para eles, não é mesmo? E como eles merecem receber o melhor tratamento possível, separamos para hoje os cuidados principais que um dono de gato deve ter com o seu bichinho dentro e fora de casa.
Por serem de uma espécie diferente dos cachorros, os cuidados com os felinos também devem ser diferentes e principalmente, respeitar as particularidades de cada gatinho. Isto é, os cuidados principais do dono de gato devem ser de acordo com a personalidade, hábitos, comportamentos e necessidades nutricionais do animal. Além disso, levar em consideração se o gato possui alguma doença, como por exemplo dermatite.
Diante disso, os cuidados principais que um dono de gato deve ter com felinos adultos incluem manter a vacinação do animal em dia e tomar cuidado durante os passeios para evitar que desenvolvam algum tipo de doença ou se envolvam em brigas. Por essa razão, é muito importante garantir todos os cuidados também dentro de casa.
Nesse caso, podemos citar tela de proteção nas janelas, principalmente para quem mora em apartamento, ração de qualidade que contenha todos os nutrientes necessários para a espécie do seu felino e não esqueça de deixar o comedouro e bebedouro em um lugar tranquilo. Além disso, ensine o gato a fazer as necessidades na caixa de areia, limpe-a diariamente para evitar mau cheiro, assim como a sua própria casa, escove o gato para tirar o excesso de pelo e ofereça brinquedos interativos que despertem a curiosidade e instinto do animal.
Outros cuidados principais que um dono de gato deve ter é não esquecer de dar antipulgas e vermífugo, não oferecer leite e outros alimentos humanos para o animal, bem como ter uma fonte de água e adestrar o animal de maneira positiva, ou seja, dar carinho e petiscos quando o gato usar o arranhador, por exemplo.
Cuidados com gato filhote
Agora quando o gatinho chega em casa ainda filhote, é preciso ter uma atenção muito maior e acrescentar alguns outros cuidados na rotina do pet. Como por exemplo fazer o desmame no momento certo, dar todas as vacinas e medicações necessárias nos primeiros dias de vida conforme recomendado pelo veterinário e castrar a fêmea antes do primeiro cio, enquanto que o macho aos 6 meses.
Para além desses cuidados, também é importante o dono de gato saber diferenciar o miado do felino, pois eles podem indicar medo, fome, dor ou outras situações. Assim como introduzir ração para filhotes na alimentação após o desmame.
O que não fazer com os felinos
Como até agora você viu quais são os cuidados principais que um dono de gato deve ter, também precisamos falar sobre o que não fazer.
O primeiro tópico da lista é não garantir o bem-estar animal. Isto é, negar as necessidades básicas como alimentação, conforto e consultas no veterinário. Em segundo lugar está o castigo e a punição na tentativa de educar o gato, seguido de não dedicar um tempo do dia para brincar com o animal ou então sufocar demais e não respeitar o seu espaço.
Também devem ser evitadas atitudes como:
- humanização do gato, ou seja, não respeitar a natureza do animal;
- brincadeiras que possam fazer mal ao felino;
- não educá-lo e
- fumar perto dele.
Blog Lélovet
Gostou de saber os cuidados principais que um dono de gato deve ter? Então não deixe de agendar uma consulta com a gente através do número (42) 9108-5699 para garantir o bem-estar do seu felino.
E para saber mais sobre os gatinhos, nos siga nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações aqui no blog.