Cuidados essenciais para quem deseja ter um aquário em casa

Picture of admin

admin

Cuidados essenciais para quem deseja ter um aquário em casa

Passar horas observando os peixinhos nadando de um lado para o outro pode ser muito prazeroso e relaxante para muitas pessoas. Além disso, o aquarismo também chama a atenção por sua beleza e por não exigir tantos cuidados como um gato ou cachorro. Porém, engana-se quem pensa que é só comprar um aquário e pronto, muito pelo contrário, existem cuidados essenciais para quem deseja ter um aquário em casa.

Cuidados com o aquário

Nesse caso, se você gostaria de ter um bichinho, mas não tem muito tempo para levar para passear ou não tem muito espaço em casa, um peixinho é perfeito para você. Afinal de contas, os peixes não sujam a casa, não fazem barulho e ainda ocupam pouco espaço. A única questão que você deve se atentar são as necessidades básicas para que o peixinho viva feliz no aquário.

Diante disso, faça a manutenção da água, evite o excesso de peixe em um mesmo aquário, limpe o aquário e escolha o tamanho ideal de filtro. Além disso, se quiser mais de uma espécie, escolha as que são compatíveis, alimente os peixes somente com a alimentação própria e mantenha a tampa do aquário fechada.

Com relação a esses cuidados essenciais para quem deseja ter um aquário em casa, vamos explicar cada um deles. Em primeiro lugar, esteja ciente que conforme o tamanho do aquário, mais trabalho para manter você terá. Com isso em mente, compre a moradia dos seus peixinhos e monte um dia antes de colocá-los.

A água do aquário também é fator fundamental para o bem-estar dos peixes. Podendo ser da torneira, a água precisa descansar por pelo menos dois dias para que o cloro evapore e os materiais pesados fiquem no fundo do recipiente. Outra alternativa para quem não pode esperar esse tempo, é comprar produtos específicos que retiram o cloro, possibilitando usar o aquário no mesmo dia.

Assim que o recipiente estiver pronto, é hora de colocar os peixes. Mas cuidado, não coloque todos eles de uma vez e nem sobrecarregue, pois isso aumenta o nível de amônia. Por isso não esqueça de conferir frequentemente os valores de amônia, pH, nitrato e nitrito do aquário, assim como a temperatura da água.

Temperatura e manutenção do aquário

A temperatura da água do aquário vai depender das espécies que estão no recipiente. Nesse caso, para saber a temperatura, o ideal é pesquisar e procurar a ajuda de um especialista. Mas, de maneira geral, o clima no local deve imitar o habitat de cada espécie.

Por exemplo, peixes Betta e Acará-Bandeira precisam viver em temperaturas entre 24° C e 28° C, diferente do Acará-Disco e do Tetra que gostam da água nos 30°C. Enquanto que peixes da espécie Kinguio preferem de 18°C a 24 °C e o Guppy de 23°C a 26°C.

Por conta dessas diferenças é importante conhecer cada espécie e não deixar a temperatura do aquário ultrapassar 32°C. Pois quando a água fica muito quente, a circulação de oxigênio diminui, fazendo com que o peixe morra sufocado. Além de queimar as brânquias do peixinho pelo acúmulo de amônia.

Diante disso, para controlar a temperatura, você pode contar com a ajuda de um termômetro e de um termostato junto de um aquecedor. Fora isso, não esqueça de cuidar da iluminação do aquário com lâmpadas próprias, de colocar um filtro para manter a água limpa e de alimentar corretamente os peixinhos.

Blog 

Se você gostou de saber quais são os cuidados essenciais para quem deseja ter um aquário em casa, não deixe de acompanhar o nosso blog para ter mais informações sobre qualquer tipo de bichinho.

Caso queira saber mais sobre os cuidados com os peixes ou precisar de atendimento para o seu pet, entre em contato pelo número (42) 9108-5699. E para não perder nada do que postamos nas redes sociais, nos siga por lá.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp