Com as temperaturas baixando, nós já vamos tirando as cobertas e os casacos dos armários. E com essas mudanças climáticas, nós começamos a tomar alguns cuidados para aumentar nosso conforto e evitar doenças como gripes e resfriados. Portanto nesse processo, não podemos esquecer dos nossos amiguinhos de quatro patas. Eles também precisam da nossa atenção nesse momento, para ficarem quentinhos, confortáveis e saudáveis. Veja a seguir quais cuidados ter com os pets no frio.
Principais cuidados
Muitos animais tendem a se sentir menos incomodados e mais dispostos com temperaturas mais baixas, ao contrário do verão que com as altas temperaturas geralmente ficam com calor por causa da pelagem. Porém, ainda sim é necessário alguns cuidados especiais no frio, tais como:
- Roupinhas: Para animais peludos, não há muita necessidade. Muitos menos quando estão praticando atividades físicas. Sendo assim, as roupinhas podem ser usadas em pets sem muitos pelos, e de porte pequeno. E os gatos também precisam desse auxílio para se manter aquecidos.
- Tosa: Se o pet é jovem, saudável e é mais ativo, pode continuar com a rotina de tosa normalmente. Já se o pet é mais idoso, e não se movimenta muito, aproveite a pelagem natural para ajudar a mantê-lo aquecido.
- Locais para dormir: Mesmo que o animal tenha sua própria casinha, nos dias de chuva e frio intenso coloque em locais fechados, use cobertinhas, e evite o contato direto com o chão.
- Banho: Diminua a frequência dos banhos. E quando for necessário, use água morna, seque bem o animal, e não deixe que saia pelo menos 30 minutos após o banho. Evite dar banho em dias muito frios.
- Vacinas: Assim como para nós humanos, no frio os animais ficam mais vulneráveis a algumas doenças. Por isso é importante que a vacinação esteja em dia, para evitar doenças mais complicadas. No frio, algumas doenças mais comuns são: pneumonia bacteriana e traqueobronquite. Por fim, evite aglomerações com muitos animais, e opte por passear em horários com sol.
- Exercícios: No inverno os pets tendem a comer mais, então é indispensável a prática de atividade física. Nesse sentido, utilize brinquedos, e passeie com seu pet. A obesidade é um problema sério de saúde, afeta coluna e órgãos.
- Alimentação: Como já citado anteriormente, os animais comem mais no inverno. Cuide para evitar o sobrepeso, e ofereça uma alimentação de qualidade, e balanceada. O uso de suplementos para imunidade e vitaminas, podem ajudar na prevenção de algumas doenças.
Blog LéloVet
O frio está começando a dar as caras, cuide da saúde e bem estar do seu animalzinho. Para saber mais sobre esses cuidados, entre em contato conosco pelas redes sociais. E acompanhe o nosso blog.