Quando a família resolve trazer um animal de estimação para casa o que eles mais querem é que ele seja muito feliz no novo ambiente e se adapte facilmente com as pessoas da casa e outros bichinhos. Mas você sabe que nem sempre é tão fácil assim, por isso, como adaptar a chegada de um novo animalzinho sem ter muito estresse no processo?
A adaptação do pet é dividida em três partes:
-
Acostumando o cachorro com a casa
Isso quer dizer que, durante o processo de adaptação, o novo animalzinho irá passar por esses três estágios e os donos precisam saber lidar com cada um deles. Antes de qualquer coisa, é primordial os tutores terem paciência com o pet, principalmente se for filhote.
Agora que você já sabe o primeiro passo, podemos falar sobre o estágio um da adaptação. Esse é o primeiro contato que o cachorro ou gato terá com a nova casa, portanto a primeira impressão precisa ser positiva. Dessa maneira, é fundamental os donos prepararem o ambiente antes mesmo da chegada do novo animalzinho.
Compre todos os produtos básicos como cama, comedouro, bebedouro, tapete higiênico e alguns brinquedos para que ele se sinta mais confortável. Depois, é hora de escolher o local da casa que o animal irá ficar e também onde será o banheiro dele. Além disso, retire objetos que possam ser um risco para o animal e caso tenha outros animais em casa, evite dividir cama e potes de comida.
-
Adaptando o cachorro com outros animais
Essa pode ser a mais complicada de todas, afinal envolve dois animais ou mais que podem ser de espécies diferentes e gerar conflitos. E a situação se agrava ainda mais quando o animal é possessivo, territorialista ou medroso, pois dificulta a adaptação e convívio com o novo pet.
Nesse caso, é da responsabilidade dos donos observar o temperamento do seu bichinho antes de trazerem mais um para casa. Mas, se depois dessa análise decidirem ter um novo animalzinho, a melhor maneira de introduzi-lo aos outros animais da casa é fazer isso em um ambiente calmo e usando a guia.
-
Habituando o cachorro com crianças e membros da família
Não muito diferente da situação anterior, a apresentação do novo bichinho para as pessoas da família também deve ser feita em um local calmo. No caso das crianças, elas precisam ser ensinadas como brincar e tratar o pet, pois assim o convívio entre os dois será muito mais tranquilo.
Erros cometidos durante a adaptação
Diante dessas dicas, é normal que os donos fiquem um pouco perdidos e cometam alguns erros no primeiro momento que o novo animalzinho chega em casa. O primeiro deslize que ocorre na fase da adaptação é dar muita liberdade ao animal. Não impor limites e deixar o animal livre pela casa pode trazer vários problemas, como necessidades fora do lugar e objetos destruídos, principalmente quando o bichinho é filhote.
Outro erro é dar ao pet o que ele quer quando chora, mia ou late. Essa atitude faz com que o animal fique mal acostumado. Assim como não controlar a quantidade de comida, não ensinar o certo e o errado de maneira positiva, brincadeiras que agitam demais o animal e dar carinho em excesso aos cães. Esse último faz com que ele te veja numa posição de submissão. Por isso, não exagere no tratamento.
Depois de aprender como adaptar a chegada de um novo animalzinho aposto que você ficou com vontade de ter uma companhia de quatro patas em casa. Bom, você já sabe todas as dicas, agora é só colocar em prática. Só não esqueça de manter a saúde do pet em dia levando ao veterinário.
Para isso entre em contato pelo número (42) 9108-5699 e nos acompanhe nas redes sociais e por aqui no blog para não perder nenhum conteúdo sobre os bichinhos.