Já foi comprovado cientificamente os benefícios da convivência com animais na infância, mas se você ainda tem dúvidas se deve deixar seu filho ter um animal de estimação, esse artigo é para você!
Quando se trata de crianças e a possibilidade delas terem um pet, surgem várias dúvidas e inseguranças. Geralmente o maior medo dos pais é que desenvolvam alguma alergia ou contraiam doenças. Mas acreditem, crianças e animais de estimação, além de ser uma combinação incrível, vem acompanhada de uma lista de benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.
Se seu medo é alergia ou doenças, seus problemas acabaram!
Quando o ser humano entra em contato com o pelo do animal ainda criança, seu organismo desenvolve mais combatentes a possíveis alergias. O mesmo serve para doenças, esse contato tende a melhorar a imunidade a bactérias, pois os níveis de proteção do corpo ficam mais altos. Além dos benefícios do estímulo que a criança e seu animal trocam durante brincadeiras, se exercitando e melhorando a resistência e a coordenação motora.
Essas são as vantagens ligadas diretamente com a saúde física, mas vamos falar um pouco sobre como influência no desenvolvimento social e emocional dessa relação?
Quais as vantagens para saúde emocional
Essa relação desenvolve na criança um senso de responsabilidade mais cedo, sentimento de cumplicidade, e melhora a habilidade afetiva e de empatia da criança. Não é à toa que animais são muito indicados para tratamentos médicos, como por exemplo, tratamento com pessoas autistas, para melhorar a saúde emocional, e ajudar a criar laços, controlando assim, a ansiedade e o estresse.
Para essa relação dar certo é indispensável a supervisão de adultos durante a interação. Você não pode esquecer dos cuidados com a saúde do animal, se certificar que as vacinas estão em dia, e ficar sempre de olho na higiene.
Diante dessas informações, venha conferir como está a saúde do seu amiguinho, entre em contato conosco pelo telefone (42) 9108-5699 e agende já uma consulta!
E para sempre se manter por dentro, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais @lelovetclinica e confira mais artigos no blog.