Assim como em humanos, é possível que cães desenvolvam artrite conforme a idade. Primeiramente, vamos entender o que é essa doença. Se trata de doença que desgasta os ossos dos pets com o passar dos anos. Em outras palavras, uma inflamação nos ossos e articulações, que causam dor e desconforto.
Portanto, essa doença pode sim afetar qualquer cãozinho. Entretanto, pega principalmente os pets de porte médio, a grande.
Quais as possíveis causas?
Apesar de ser mais comum entre cães mais velhos, pode acontecer com mais novos também. Sendo assim, existem algumas situações que podem levar a desenvolver artrite canina. Como por exemplo:
- Sobrepeso
- Idade avançada
- Questões genéticas
- Raça de porte grande
Como identificar artrite canina no meu pet?
Quando se fala nessa doença auto imune, para identificar precisa ficar atento aos sinais de comportamento do seu pet. Alguns sinais muito comuns, são:
- Resmungos de irritação
- Mudança na postura
- Andar mancando
- Sem ânimo para brincar
- Evita subir nos móveis e lugares mais altos
Percebeu esses sinais no seu cãozinho? Leve ele ao veterinário para que sejam feitos exames para confirmar o diagnóstico. O acompanhamento com um profissional pode garantir o tratamento e bem estar do pet.
Cuidados para aumentar o conforto do pet com artrite
Por fim, quando diagnosticado, você pode tomar uma série de cuidados para deixar o seu amiguinho mais confortável. Como por exemplo:
- Se seu cão está com sobrepeso, o ideal é adaptar uma nova alimentação mais saudável.
- Construir um ambiente mais confortável para o pet. Em outras palavras, quentinho, que não seja exposto a friagem.
- Faça compressas quentes e massagem nas articulações para aliviar desconforto.
- Não deixe de estimular o cão a fazer exercícios físicos. Desse modo, ele irá fortalecer as articulações.
De qualquer forma, busque um veterinário para orientar o melhor tratamento. Em alguns casos, por exemplo, são recomendadas sessões de fisioterapia. Cuidar de quem é especial para nós, não tem preço!
Para saber mais sobre o mundo animal, acompanhe nosso blog. Para tirar suas dúvidas, estamos disponíveis nas redes sociais.