Alimentos que gatos podem e não podem comer

Picture of admin

admin

Alimentos que gatos podem e não podem comer

Assim como para nós humanos, a alimentação para os felinos é fator essencial quando se trata de uma vida saudável. Porém, para que o animal viva bem, é necessário que consuma todos os nutrientes e vitaminas corretamente, por isso que saber os alimentos que os gatos podem e não podem comer, é fundamental para uma dieta balanceada e para o bem-estar do animal.

Diante disso, além da ração, que vai variar de acordo com a idade, porte e condição física do pet, também existem outros alimentos que os bichanos podem aproveitar. Como é o caso de algumas frutas, por exemplo.

Nesse caso, você pode oferecer melancia, morango, melão, maçã e pera, pois são frutas ricas em vitaminas A, B, C e E, hidratam o bichano e ainda aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do intestino. Enquanto que na família dos vegetais, os permitidos são brócolis, alface, cenoura, abóbora, batata doce e ervilha.

Os vegetais são ótimos antioxidantes, melhoram o aspecto do pelo e também são excelentes fontes de cálcio, ferro e vitaminas.

Alimentos proibidos para os felinos

Agora, com relação aos alimentos que os gatos não podem comer, podemos citar:

  1. chocolate;
  2. leite e seus derivados;
  3. alho e cebola;
  4. uva;
  5. café;
  6. ovo e carne crua;
  7. açúcar e
  8. peixes enlatados.

No meio destes alimentos proibidos, a maleficência de alguns é bem óbvia, como é o caso do chocolate, por exemplo. Assim como para os cachorros, o chocolate é extremamente tóxico e prejudicial para a saúde dos felinos, visto que causa vômitos, convulsões, problemas cardíacos e pode levar à morte. Não muito diferente do que causa o leite puro e os seus derivados no organismo do animal.

Nesse caso, o gato terá dores de barriga, diarreia e vômito, pois na fase adulta os felinos são intolerantes à lactose. Portanto, mantenha este alimento longe da dieta do animal, assim como o alho e a cebola. Estes dois ingredientes mais usados para temperar a comida, fazem muito mal aos felinos.

O alho e a cebola atingem o estômago, resultando em gastrite, hemácias e células vermelhas do sangue, acarretando em anemia. Vale lembrar que alimentos preparados à base de alho ou cebola também devem ser evitados.

Com relação à uva e ao café, eles são proibidos pois causam problemas renais e convulsões, aumento da atividade cardíaca e hiperatividade, respectivamente. Enquanto que dar ovo ou carne crua para o gato diminui a capacidade do animal de absorver vitamina B, além de contrair doenças como salmonella e outros parasitas, bem como sofrer uma intoxicação alimentar.

Por fim, o açúcar e os peixes enlatados causam, respectivamente, diabetes e prejudicam o bem-estar dos felinos por conta da grande quantidade de sódio presente nos alimentos processados.

Fale conosco

O que achou da lista dos alimentos que gatos podem e não podem comer? Espero que através dela tenha ficado claro a importância de cuidar da alimentação dos nossos bichanos, mas caso esteja com alguma dúvida sobre o conteúdo de hoje ou simplesmente queira saber se pode dar determinado alimento para o seu gato, sinta-se à vontade para entrar em contato através do número (42) 9108-5699.

E para continuar acompanhando o nosso trabalho, nos siga nas redes sociais e aqui no blog.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp