A alimentação é uma das coisas mais importantes na vida das pessoas, assim como para os animais. Manter uma alimentação saudável e equilibrada tem diversos benefícios na qualidade de vida de quem consome. Por exemplo, mais energia, disposição e prevenção contra possíveis doenças. E o mesmo se aplica para os animais, por isso vamos falar sobre qual é a alimentação correta para os cachorros.
O que o cachorro pode e não pode comer
Assim como os humanos, os cachorros também necessitam de uma alimentação balanceada e cheia de nutrientes, que vai mudar conforme cada etapa da vida do animal. Mas, por mais que cachorros e humanos precisem de uma alimentação saudável, não quer dizer que esses animais podem comer o mesmo que os donos comem. Muito pelo contrário, existe uma alimentação correta para cachorros.
Nesse sentido, o que os cachorros devem comer mesmo é ração específica para o porte e idade deles. Dessa maneira, o animal recebe todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e ainda o ato de triturar a ração previne o tártaro. Por isso não é necessário que os donos ofereçam comida caseira ao cachorro, pois pode prejudicar a saúde do animal.
Diante disso, a ração é o tipo de alimentação correta para cachorros. Entretanto, também é preciso ficar atento a quantidade de ração que o animal come. Para isso, o certo é consultar um médico veterinário e avaliar de acordo com o peso do cachorro. Assim você evita dar mais ração do que o necessário e o seu bichinho recebe a porção de nutrientes adequada.
Até agora vimos que a alimentação correta para os cachorros é a ração, mas também há outro tipo de alimentação. Não muito conhecida, a alimentação natural tem como base ingredientes naturais sem nenhum tipo de processo industrial.
Composta por proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, a alimentação natural possui os nutrientes necessários para manter o animal saudável e por isso, também é considerada uma alimentação correta para cachorros. Porém, assim como no caso da ração, a alimentação natural também precisa de orientação do veterinário.
Além dessas duas opções de alimentação correta para cachorros, também é liberado dar banana, cenoura, goiaba e tomate. Mas lembre-se de sempre consultar o veterinário do seu animal antes de oferecer qualquer tipo de alimento para evitar intoxicações.
Intoxicação em cachorros
A intoxicação em cachorros é causada por determinados alimentos que podem levar o animal a ter vômito, diarréia, apatia, entre outros sintomas mais graves. Por isso não ofereça chocolate, uva, cebola, cafeína e quando atingem a idade adulta, laticínios. Portanto, se o seu bichinho apresentar esses sintomas, marque um horário imediatamente com a gente através do telefone (42) 99108-5699.
E para evitar que isso aconteça com o seu cachorro, também nos procure para saber se o seu animalzinho de estimação está se alimentando corretamente e recebendo todos os nutrientes necessários. Além disso, confira as outras publicações no nosso blog e nos siga nas redes sociais.