Acabou a tinta! Conheça o Buster, o cachorro que trocou de cor

Picture of Kevin Santiago Gomes

Kevin Santiago Gomes

Acabou a tinta! Conheça o Buster, o cachorro que trocou de cor

Animais que trocam de cor: camaleão, polvo, CACHORRO!?

Sim, cachorro! Esse é Buster, um cão residente em Oklahoma, nos Estados Unidos, que passou por uma transformação de cor ao longo de 2,5 anos. O animal que era completamente preto hoje tem a pelagem inteira branca, surpreendendo seu dono, o veterinário e a internet.

Como a história viralizou

No final de abril deste ano, o americano Matt Smith compartilhou no site Reddit uma foto do antes e depois do seu cãozinho com a legenda: “Meu garoto Buster (que tem 4 anos de idade) mudou completamente de preto para branco durante os últimos 2 anos e meio”. Como resultado, não demorou muito para a postagem viralizar por todo o Reddit, sites de notícias, blogs e mídia americana.

A postagem também recebeu inúmeros comentários, com um deles declarando: “Se você não tivesse mostrado a transição, eu nunca teria acreditado.”, referindo-se às imagens postadas por Matt mostrando toda a transição do cão.

Outros comentários comparavam o cão a figuras conhecidas, como Michael Jackson ou até mesmo Gandalf, o mago de “Senhor dos Anéis”: “De Buster, o Cinzento, para Buster, o Branco.”

Acabou a tinta! Conheça o Buster, o cachorro que trocou de cor

Como o cão trocou de cor

Não, não pintaram Buster de branco nem aplicaram um tratamento especial para o cão mudar de cor. O que aconteceu foi que o animal possui uma condição médica rara chamada vitiligo, que pode afetar tanto animais quanto humanos. É a mesma condição que afetou o astro do pop Michael Jackson durante sua vida.

Essa condição ocorre quando os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, que dão coloração à pele, são destruídos ou param de funcionar. Como resultado, partes da pele ou pelo perdem sua pigmentação, causando manchas brancas.

Na postagem, seu tutor conta que os primeiros sinais de vitiligo em Buster apareceram como manchas ao redor dos seus olhos e do queixo. Eventualmente, em nove meses, a pelagem do rosto do cão já estava inteiramente branca, e a despigmentação estava se espalhando para o restante do corpo. O autor da publicação também menciona que “algumas vezes ele ficava careca em algumas áreas, até uma nova camada de pelagem branca e macia nascer no lugar”.

Acabou a tinta! Conheça o Buster, o cachorro que trocou de cor

O vitiligo pode ser grave?

Na maioria dos casos, não. A origem do vitiligo ainda é desconhecida, e, no caso de Buster e vários outros pets, a condição é completamente indolor e não há indicação de doenças ou desconforto no animal, sendo apenas uma questão estética. Além disso, algumas raças como rottweilers, huskies siberianos, pastores alemães, golden retriever e labradores, são mais propensas a apresentar sinais de vitiligo devido à genética.

No entanto, uma doença autoimune também pode causar o vitiligo, na qual o sistema imunológico do animal ataca os melanócitos por engano, considerando-os células invasoras. Por isso, é recomendável que um veterinário avalie a causa da despigmentação e verifique se há outras condições de saúde na pele.

Blog LeloVet

Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.

Gostou desse artigo? Compartilhe! 🐾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp