A leucemia felina, também conhecida como FeLV, é uma doença viral grave e potencialmente fatal, que afeta gatos em todo o mundo.
Causa
É causada pelo vírus FeLV, transmitido principalmente pelo contato direto entre gatos, como o compartilhamento de tigelas de comida e água, caixas de areia e mordidas. A infecção também pode ocorrer durante a gestação ou através do aleitamento materno.
Sintomas
Os sintomas podem variar. Incluem: perda de apetite e de peso, letargia, febre, problemas de pele, infecções recorrentes, anemia, gengivite, diarréia crônica, vômitos, convulsões, distúrbios neurológicos e crescimento anormal de tecidos.
Diagnóstico
É realizado através de testes de sangue específicos, como o teste ELISA, que detecta a presença de antígenos do vírus FeLV no sangue do gato.
Tratamento
Visa aliviar os sintomas, controlar as infecções secundárias e melhorar a qualidade de vida do gato. Infelizmente não há cura.
Prevenção
A melhor forma de prevenção é a vacinação contra o vírus FeLV. Deve ser evitado o contato entre gatos infectados e gatos saudáveis, além de manter o ambiente limpo e higiênico.
Blog LéloVet
Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.