Os felinos são animais extremamente fofos e independentes, mas assim como qualquer outro animal, também precisam de cuidados. É por isso que é muito importante que você aprenda a cuidar da saúde do seu gato da maneira correta. Dessa maneira, você garante uma vida saudável ao seu bichinho.
Cuidando do seu felino
Quando o filhote acaba de nascer, a única fonte de alimento deve ser o leite materno. Depois de 45 dias, já pode ser introduzida uma alimentação sólida com uma ração específica para filhotes. Além disso, é fundamental levar o gato ao veterinário para que o animal seja desvermifugado e receba as primeiras doses das vacinas.
Com relação a vermifugação, o gato precisa de três aplicações durante o primeiro ciclo. Nesse sentido, a primeira dose deve ser dada no primeiro mês, enquanto que a segunda e terceira, devem acontecer em um intervalo de 15 dias entre elas. Já sobre as vacinas, as antirrábicas são obrigatórias a partir dos 6 meses. Em contrapartida, as vacinas múltiplas V3, V4 e V5 podem ser aplicadas desde os 40 dias de vida do felino.
Vale lembrar que todas as vacinas e vermífugos devem ser dados conforme orientação do médico-veterinário. Afinal de contas, vão depender do estilo de vida do animal e também do resultado dos exames.
Além da saúde física dos felinos, a saúde bucal deles também merece atenção especial. Assim como os humanos podem desenvolver alguma doença pela falta de higiene, os gatos também podem ter problemas dentários. Portanto, para evitar que isso aconteça, você pode escovar os dentinhos dele diariamente ou três vezes na semana.
Higienizar os dentes do gato evita o surgimento de gengivite, a formação de tártaro e que os dentes caiam por conta de uma inflamação. Mas como não vai ser uma tarefa muito fácil no começo, incluir a escovação aos poucos na rotina pode ajudar o gato a se acostumar. Fora isso, não force essa atividade para não irritá-lo e nem traumatizá-lo.
Doenças mais comuns em gatos
Agora que você já sabe como cuidar do seu gatinho da maneira correta, vamos falar sobre as doenças que esses fofos podem desenvolver. A primeira delas é a Imunodeficiência Viral Felina. Sendo considerada como uma das mais graves, é como uma AIDS nos gatos, a qual ataca o sistema imunológico e pode levar o animal à morte. O mesmo acontece com a Leucemia Viral Felina que enfraquece o sistema imunológico e gera complicações.
A terceira doença é a insuficiência renal, provocada por falta de água. Mais comum em gatos idosos, causa anemia, diarreia e desidratação. Não muito diferente da anterior, felinos que não bebem água o suficiente podem ter pedra no rim.
Por fim, a obesidade também é uma das doenças comuns entre os bichanos. Podendo levar a diabetes, problemas nas articulações e alterações cardíacas. Por isso, fique atento quanto a alimentação do seu gatinho e estimule bastante exercício físico durante o dia.
Blog da Lélovet
Viu como é importante cuidar da saúde do seu gato da maneira correta e principalmente consultar com um veterinário? Então não perca tempo e agende um horário pelo número (42) 9108-5699.
Depois aproveite para nos seguir nas redes sociais, pois estamos sempre postando vários conteúdos sobre bichinhos e também confira outros artigos como este no nosso blog.