Dermatite canina é uma das doenças mais comuns entre os cachorros, apesar de ser pouco falada. Trata-se de uma doença que atinge a pele do animal, ocasionando coceira, lambedura excessiva, feridas, mau cheiro e queda de pelo. Por conta disso, descubra como tratar a dermatite canina, afinal cachorros que apresentam estes sintomas requerem cuidados específicos.
Apesar da coceira ser um dos sinais de dermatite canina, quando o cachorro se coça não quer dizer, necessariamente, que esteja com problema de pele. Até porque é normal o cachorro se coçar algumas vezes durante o dia. A coceira se torna um caso mais sério quando acontece com muita frequência e por conta disso aparecem feridas na pele do cachorro.
Causas da dermatite canina
A dermatite em cães pode ser causada por diversos fatores. Como genética – também chamada de dermatite atópica, questões alimentares e hormonais, poeira, alergia à pulga e até mesmo a determinados produtos de limpeza.
Há casos também de cachorros apresentarem dermatite por infecção bacteriana aguda. Nessas situações, o animal possui uma ferida avermelhada em um lugar específico do corpo que causa dor e coceira. Isso acontece quando os pelos do animal continuam úmidos mesmo secar após o banho ou quando o próprio cachorro se morde.
Agora, com relação à dermatite atópica, trata-se de um tipo de alergia que não tem cura por ser causada por fatores genéticos. Isso quer dizer que é um problema hereditário que faz o cachorro ser mais sensível ao ambiente e aos alimentos.
Além de ser muito parecida com os problemas de pele dos humanos, os cachorros que possuem esse tipo de alergia apresentam os sinais no primeiro ano de vida e é mais frequente em cães da raça Shih-Tzu, Lhasa Apso, Bulldog Francês e Yorkshire. Mas o que fazer nesses casos? Descubra como tratar a dermatite canina no próximo tópico.
Maneiras de tratar a dermatite em cães
O primeiro passo é realizar um exame com o médico veterinário para diagnosticar o tipo de alergia que o cachorro possui. Dependendo de qual for a dermatite, o especialista irá recomendar o tratamento adequado para a situação do animal. Por isso é tão importante levar o bichinho no veterinário assim que os primeiros sinais aparecerem.
De qualquer forma, existem algumas maneiras de amenizar a dermatite e assim melhorar a qualidade de vida dos cães. Como por exemplo mudando a alimentação, utilizando um shampoo específico, redobrando a atenção e cuidados com o pelo do animal, principalmente na hora de secá-lo, e mantendo o ambiente em que o cachorro vive livre de ácaros.
Reforço que todos os cuidados devem ser recomendações do médico veterinário, a fim de evitar que a situação do cachorro se agrave ainda mais. Diante disso, agende agora mesmo a consulta do seu pet pelo telefone (42) 99108-5699 e confira as outras publicações no nosso blog e nas redes sociais para saber mais sobre os bichinhos.