por Natália Barbosa – jornalista
Quem nunca ouviu falar que quanto menor for o porte do cachorro, mais bravo ele é ou então tirou essa conclusão com os próprios pets, que atire a primeira pedra. Eu mesma já ouvi isso e também falei que cachorros menores são mais bravos. Mas afinal, é mito ou verdade que cachorros menores são mais bravos? É exatamente isso que eu vou te contar agora.
Sim, os cachorros de porte pequeno tendem a ter o comportamento agressivo e a falta de paciência em comum. Uma das possíveis explicações para esse tipo de atitude é pelo fato desses animaizinhos serem muito pequenos em relação ao resto do mundo. Portanto, a agressividade seria como um mecanismo de defesa contra possíveis ameaças.
O outro motivo que responde se é mito ou verdade que cachorros menores são mais bravos, é que eles tem esse comportamento por conta dos donos. Isso mesmo, você que tem um cachorro de raça pequena em casa pode ser a causa desse tipo de comportamento no seu pet pela maneira como você o trata.
Não deixando de estar relacionado ao fato anterior, a falta de autoridade do tutor quando o cachorro é filhote e a superproteção do mesmo, podem acarretar a agressividade no cachorro pelo simples fato do animal achar que é dono do espaço em que vive e também por não saber lidar com situações estressantes. Ressalto aqui que mostrar autoridade não é bater no cachorro, nada disso. Ter autoridade é ensinar de maneira positiva e não traumatizante ao cachorrinho, o que ele pode e não pode fazer.
O fator evolutivo, genética, idade e ambiente em que o pet vive, também podem influenciar a agressividade dos cachorros de pequeno porte. Apesar disso, de maneira geral, os cachorros menores são mais bravos por se sentirem inseguros e com medo. Mas não se preocupe que para acabar com o comportamento agressivo dos pets a receita é bem simples. Transmita confiança, dê muito carinho e aplique o reforço positivo com o seu animal de estimação.
As raças mais bravas de cachorro de porte pequeno
Como comentei que a genética também pode influenciar para que os cachorros de raças menores sejam mais bravos que os cães de porte maior, separei uma lista com as cinco raças, de porte pequeno, mais nervosas.
Por ordem de cachorros mais bravos, na lista dos top 5 temos:
- Pinscher;
- Bulldog Inglês;
- Pequinês;
- Chihuahua;
- Fox Paulistinha.
Vale ressaltar que algumas das raças que foram mencionadas acima acabaram entrando na categoria dos “cachorros menores mais bravos” pelo fato de se sentirem ameaçados em determinado lugar e situação ou por apresentarem como característica a teimosia. Eles ficam irritados quando recebem comandos dos donos e por essa razão, são vistos como bravos.
De qualquer forma, não é porque recebem o título de raça mais brava que os cachorrinhos menores não possuem suas qualidades e o seu lado amável. Muito pelo contrário, eles podem e são, muito companheiros, fofos e adoráveis como qualquer outro cachorro. Por isso, se você curtiu saber se é mito ou verdade que cachorros menores são mais bravos, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de muito mais.