por Natália Barbosa – jornalista
O cachorro envelhece muito mais rápido que o humano, mas dizer que para saber qual a idade humana do animal é necessário apenas multiplicar a idade do cachorro por 7, não é a mais correta das afirmações. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com o DNA de cachorros da raça labrador, foi comprovado que, comparando o envelhecimento dos bichos com o dos humanos, a idade dos cachorros é calculada da seguinte forma:
- Se o cão tem 2 anos, na idade humana equivale a 42 anos;
- 4 anos para o animal é equivalente a 52 anos na idade humana;
- Já com 7 anos quer dizer que o animal tem 60 anos;
- A partir dos 9 o cãozinho tem 65 anos.
A pesquisa mostrou que há uma concordância entre a idade humana com a idade canina, mas desmistificou uma linearidade entre as duas espécies. Existe essa relação entre as idades porque, de acordo com uma pesquisadora da Universidade de São Paulo, os mamíferos possuem o estágio da vida dividido em: nascimento, infância, juventude, adolescência, vida adulta e terceira idade.
É na última fase da vida que a relação entre a idade do ser humano com a do animal muda. Ainda de acordo com a pesquisa Estadunidense, o processo de envelhecimento dos cachorros é diferente dos humanos, ou seja, os cães envelhecem mais rápido nos primeiros anos de vida e depois o ritmo desacelera.
Como o estudo foi realizado com labradores, é importante lembrar que essa relação das idades pode variar para outras raças. Além de que, cachorros de raça pequena tendem a viver mais do que os cães maiores.