Quem já teve a sorte de ter mais de um gato ao mesmo tempo, sabe que no começo as coisas podem ser um pouco complicadas entre eles, principalmente se um dos gatinhos chegou antes ao lar.
Mas… por que isso acontece?
Os motivos são vários, mas talvez o principal deles seja o ambiente. Gatos são por natureza animais territorialistas – isso significa que o animal que já era familiar da casa pode se sentir ameaçado e passar a agir de maneira hostil com seu novo irmãozinho.
Sabendo disso, como preparamos a casa e o dono felino dela para a chegada de um novo gatinho?
O começo pode ser um pouco difícil para você e para seu gato atual porque serão exigidos o dobro de cuidado e de atenção. Um gato a mais significa dobrar as caixas de areia, potes de ração, arranhadores, doses de vacina e muito mais. Portanto, é necessário ter o bolso preparado para seu novo pet também!
Quanto ao convívio dos dois felinos, há alguns passos para seguir até que a hostilidade vá embora. O primeiro de todos é: não acelere o processo de adaptação, os gatinhos precisam se sentir confortáveis com a presença um do outro e isso é algo que surge naturalmente.
Para que essa naturalidade aconteça, a distância tem que ser o segundo passo. Mantenha o antigo habitante da casa isolado em uma área da casa – contendo água, areia, ração e brinquedos. A curiosidade sobre o que está nas outras áreas da casa fará com que ele interaja com o novo gato, familiarizando o gatinho antigo com o cheiro do novo.
O primeiro contato é somente o terceiro passo e deve ser feito com paciência e cuidado para evitar um possível conflito ou trauma entre os dois bichinhos. É muito importante que você se mantenha tranquilo e não erga a voz ou se estresse com nenhum dos dois gatos!
Seguindo esses passos, logo você deve possuir dois gatinhos que se gostam e que vão espalhar muito amor pela sua casa!